Wednesday, December 31, 2025

top dos filmes vistos em 2025

À porta do vigésimo ano do blogue (também só me apercebi agora), atinjo um novo recorde: número mínimo de filmes vistos. Redondo, mas mínimo.

Podia estar mais chateado com isso. Não estou. Não consigo estar. O ano foi muito cheio. Teve um lado stressante, preocupante. Até ter visto resolvida uma indefinição no trabalho, a primeira metade do ano teve muitas noites em que não quis fazer nada. A cabeça estava cheia. Nesse primeiro semestre juntou-se ainda o Mestre J. à Madame M., e a verdade é que andei muito cansado durante muito tempo. Feliz e contente, mas derreado. O resto do ano foi mais fácil. O Verão resolve muita coisa. Vieram novas rotinas para acalmar o caos instalado a quatro. Vieram objectivos claros do que era preciso fazer. Veio uma viagem interna, mais umas férias possíveis pós-Verão (última vez que será possível), que ajudaram a recuperar energias. Deu para visitar, e ter família e amigos a visitarem-nos. Consegui fazer um fim-de-semana numa cidade conhecida de outrora, com o amigo do costume. Ah, e encontrámos um sítio com mais espaço, onde caberá melhor a família toda. Veremos como corre esse processo, que será longo, mas também foi um óptimo momento no ano.


Não deu para ver filmes. Tenho pena, mas a verdade é que algures no ano cheguei a encurtar a minha lista. Apaguei deliberadamente alguns títulos que seriam perda de tempo, mesmo que o tivesse para perder. Tenho de ser muito mais selectivo. Porque não vou ter muitas oportunidades nos próximos anos.

Fica aqui a lista do costume, sem revisionamentos ou ordem especial. O blogue está perto de entrar numa idade redonda. A ver se o consigo alimentar melhor este ano, para chegar cheiinho à marca redonda.

The Life of Chuck
The Naked Gun
Fight or Flight
Ballerina
The Fantastic Four: First Steps
Superman
Thunderbolts*
Snack Shack
Moana 2
Captain America: Brave New World
Tetris


PS - As minhas desculpas pelos longos períodos de silêncio. E por ter despachado uma data de publicações nos últimos tempos. Não queria estar a fazer posts com filmes de Natal durante o próximo Verão, ou assim. A razão foi essa.

filme do mês: Dezembro '25

Entrámos numa rotina porreira aqui em casa, com os miúdos a adormecerem mais cedo que o costume. Isso, juntando à vontade da minha senhora de ver «Filmes de Natal», e deu para ter o mês mais produtivo do ano. Não tem muita qualidade, mas está dentro da temática do mês e, para nós, dá-nos gozo ter esta tradição.

Não houve assim nenhum filme de grande destaque (não houve nenhum de animação este ano), mas o mais dentro dos meus parâmetros para o «género» foi, sem dúvida, Dear Santa.


Friday, December 5, 2025

despachada: I Love Dick


Quase que consegui despachar isto numa tarde. Não fazia ideia que eram episódios curtos. Pensava que eram duma hora cada. Ficou só um restinho do último episódio para ver na manhã seguinte. O que acabou por não ser fácil porque, como tinha umas cenas mais «picantes», não deu para ver no comboio a caminho do trabalho. Ridículo, bem sei. Mas sinto-me sempre algo constrangido.

Sobre a série... A Hahn é incrível. Não é de agora. Já se sabia. Eu sempre achei piada ao Bacon, embora possa discutir-se muita coisa da carreira dele. A série em si é esquisita. O que tenta ser. O que quer ser, em boa verdade. Vem dum livro e, ao que me parece, tentou ser bastante fiel a esse livro. Porque há caminhos possíveis de explorar em livro que nem sempre são explorados em cena. Parece-me, repito, que aqui tentou-se explorar tudo. Posso estar enganado.

Se é bom ou mau, deixo para outros, mais dotados para isso que eu, para analisar.