Wednesday, June 22, 2022

despachada: Obi-Wan Kenobi


Que coisa mai rica e bela! Obi-Wan foi uma belíssima montanha-russa de emoções. Tanto antes, como durante.

Quando Rogue One foi um sucesso, planos cedo surgiram para mais filmes do género, incluindo Han Solo, Boba Fett e, claro, para um dos maiores Jedi de sempre, o nosso velho Ben Kenobi. Solo lixou tudo e os demais projectos foram cancelados. Mas... Felizmente Mandalorian provou que séries Star War na Disney+ podem ter bastante sucesso (o baby Yoda provou isso, na verdade) e Boba e Kenobi voltaram a entrar na linha de montagem da Disney, desta feita em formato «vamos torturar os espectadores com apenas um episódio por semana».

Foi uma tortura maravilhosa. Para mim. Não quero saber dos críticos. Nem dos que dizem que não acrescenta nada, nem dos que decidiram simplesmente criticar a série porque tem uma personagem principal feminina e negra. P#t@ que os pariu para os últimos. Os primeiros até posso respeitar a opinião, mas não concordo. Eu quero ver que aconteceu entre os Episódios III e IV. Até porque McGregor como Obi-Wan foi uma das coisas geniais das prequelas.

Vou abordar as prequelas? Meh, porque não?

Fenómeno estranho este, de filmes criticados pelos adultos que os viram então, e louvados pelos adultos de agora, que os viram em miúdos. Faz todo o sentido, atenção. Deu-se agora para as prequelas e para os filmes do Spider-Man de Raimi. Eu vi-os com algum desdém, admito. Mas para os miúdos de então foram filmes incríveis. Já tinha acontecido o mesmo com o Episódio VI. Os adultos que adoraram o IV e o V odiaram os Ewoks, assim que os viram. Porque eram criaturas infantis, que baixavam o nível dum filme série de ficção científica. Eu adorei os Ewoks. Para mim, enquanto puto, eram espectaculares. Por causa dessa percepção inicial ainda os adoro, claro.

É isso que nos falta. É difícil, bem sei. Mas convém ver estas coisas com um pouco mais de olhar de criança. De forma inocente. Com alegria por estarmos a ver um pouco mais de algo que nos é especial. Adorei ver Obi-Wan Kenobi. A surpresa de ver coisas novas a acontecer. O medo que estas coisas viessem a estragar o que sabia vir a seguir. Mesmo sabendo, racionalmente, que esta malta não criaria plot holes tão grandes, sem mais nem menos. As batalhas entre Kenobi e Vader... Repetindo-me: que coisa mai rica e bela!

A m€rd@ agora é que não tenho muito mais de Star Wars para ver. Estou a ver a primeira temporada de Visions, mas será coisa curtinha e é a última que tinha para ver. Tenho de esperar por coisas novas...

Já estou com comichões e tremuras. Sinto que falta pouco para ver o bebé a andar no tecto. :\

No comments: