Sunday, August 31, 2025

filme do mês: Agosto '25

Tive uma semanita sem a família, enquanto passavam parte do tempo da creche fechada em casa dos meus sogros, para tirar a barriga de misérias.

Não se pense que algo vai mal para estes lados. Foram duas semanas de creche fechada. Na primeira também estive lá, gozando férias do trabalho. Na segunda, como trabalhei, negociámos que eu viveria melhor não tendo de fazer uma viagem de duas horas para chegar ao escritório, e os miúdos estariam melhor com acesso directo a um jardim (mato?) enorme.

Aproveitei para ver uns filmes de tirinhos, género que não é o preferido da minha senhora, mas que agora anda a dizer que gostaria de ver. Haja paciência para lidar com malta com FOMO.

Repetindo, Venom à parte - e ao dito junto o Summer of 69, que é girinho mas não passa disso -, gostei muito dos quatro filmes de acção que vi. Boa execução. Não inventam. Sabem ao que vão e como lá chegar. Fight or Flight foi o mais surpreendente. Novocaine o mais divertido. Boy Kills World o mais «fora». A ter de escolher apenas um, seja Ballerina, porque a cena na loja de armas foi por demais... criativa, vá.

Friday, August 15, 2025

despachada: Devs


Posso ter sabido o enredo de Devs, a certa altura. Tenho dúvidas, mas é possível. Não ficou na memória. Já o disse antes. Gosto de escolher coisas para ver baseado em pouco. Em impressões. Em elenco. Num poster. Numa imagem.

Esta da miúda é muito boa. Não sabia ao certo o que era. Não fazia ideia que era uma estátua. Na minha cabeça criou-se a narrativa de ser uma série sobre andróides. Não sei porquê. Talvez tivesse sabido que o personagem de Offerman tinha perdido a filha e, no processo traumático do luto, pensava eu que teria criado uma filha andróide. Sim sim, eu sei. Já visto e revisto. Foi a narrativa que o meu pouco criativo cérebro criou. Ê por estas e por outras que eu só vejo ficção, não a escrevo.

Talvez tenha tido por base algo que soube e esqueci. Talvez houvesse algo concreto para justificar a minha vontade de ver esta série. Talvez tenha sido apenas por ter o Offerman. Endendo porque queria ver. Entendo porque vi. Entendo porque gostei.

Wednesday, August 6, 2025

despachada: Star Wars: Tales of the Underworld


A haver alguma evolução à minha pessoa, será que dantes irritava-me com coisas e ponto final, enquanto que agora consigo entender o porquê de andarem a irritar-me deliberadamente. Atenção que entendo apenas, não quer dizer que aceito.

Irrita-me que estas séries de animação, estes Tales of..., não tenham temporadas, apenas volumes. Irrita-me estar constantemente a ter de escrever um post sobre cada um dos «volumes», quando bastaria um no final da totalidade da «série». Irrita-me que não o faça só porque sim.

Não o faço porque nunca saberei quando acabou, se é que alguma vez acabará. Cada volume tem tópicos/personagens diferentes; os «tons» são efectivamente diferentes. E a primeira embirração duma mui short shortlist é uma consequência dos tempos em que vivemos. Temos atenção curta. É fácil esquecer que foram x temporadas até agora. É difícil saber se uma série foi cancelada ou continuará. Não será fácil aos criadores saber quando terão uma nova temporada terminada. E não ter prazos ajudará à criatividade, admito.

Reforço, sei por que motivo as coisas são como são. Tirando o último ponto, o resto desagrada-me. Sou velho. Odeio modernices. Por muito que seja molenga e goste de muitos dos facilitismos que temos.

Underworld desenvolve dois personagens muito queridos dos fãs das séries de animação (e livros e afins). Quem só vê os filmes não os conhece de lado nenhum. De Asajj Ventress percebo, ou começo a perceber (estas backstories ajudaram), o fascínio. Já de Cad Bane tenho dificuldades em entender. Como tinha e tenho em relação ao Boba Fett. É aquela coisa do pessoal idolatrar um vilão. Eu curto vilões, mas ao ponto de vê-lo falhar no final. Estes não perdem nunca. Continuam. Lá está, ela tem nuances. O Cad é só um f#lh0 d@ p$t@.

Por muito que rabuje e me irrite com estas coisas, até podiam fazer o Tales da Retrete, que eu via na mesma. No final do dia, sou apenas e só um vendido.