Monday, May 18, 2020

despachada: Schitt's Creek


Uma das séries mais badaladas nos últimos anos.

A comédia pura, inocente e familiar, está cada vez mais em desuso. Logo é difícil encontrar séries de boa qualidade nas listas anuais de premiados. Coitaditos não podem propriamente dar prémios ao Rick & Morty, apesar de ser hilariante e super inteligente. Daí que se diga que a comédia esteja a morrer um pouco. Ou, pelo menos, a transformar-se.

Contudo, há «sobreviventes».

Schitt's Creek tem algumas obscenidades mas é, no fundo, a história duma família. Uma família branca, rica, que perdeu tudo. Há tons de homossexualidade, bissexualidade e outras coisas no espectro, mas continua a ser a história dos que sobrevivem e prosperam no grande país que é a América. E isso faz com que, mesmo se não tivesse piada, seja uma presença garantida nas listas de nomeados dos grandes prémios.

Agora, independentemente de tudo isto, Schitt's Creek tem mesmo muita piada. É uma série engraçada. Tem um pouco menos de parvoíce do que pensava - há momentos mesmo bastante profundos e bonitos -, mas tem interpretações absolutamente divinais. Enalteço alguns dos personagens da terriola, que são deliciosos, mas o ponto máximo é a personagem de Catherine O'Hara. Não que a mulher precisasse, mas este papel é fabuloso e marcante numa carreira. Ainda não ganhou o Emmy, mas se não o ganha para o ano é só criminoso.

Foi uma excelente série para embaçar (com moderação) durante a fase final da quarentena.

No comments: