Saturday, October 19, 2013

despachada: The IT Crowd


Há quem não goste que fale em absolutos, em exageros. Compreendo. Por norma é pelo negativo. E isso é difícil de perceber, de pôr em contexto. É abrasivo dizer que se odeia alguma coisa, mesmo que seja algo universalmente visto como mau. Espero que não se sinta tanto pelo positivo. Sinceramente, mesmo que se sinta... mesmo que se sinta mais... temos pena!

Eu AMO esta série.

IT Crowd é das coisas mais geniais a sair da cabeça de gente que faz séries. De todo o mundo. De sempre. Para todos que adoram o Big Bang Theory, porque «ah e tal, nerds agora têm piada» (e atenção que eu também gosto da série), o IT Crowd é o que o Big Bang Theory queria ser.

Porque termina então algo tão genial, e como é que não comecei o post injuriando quem decidiu que terminasse? A série acaba por ser vítima do seu próprio sucesso. Os dois actores principais têm carreiras maiores que uma série apenas. A actriz terá outros planos, que para já passaram pelos pessoais. E os criadores... bem, se esta série não lhes abre as portas do mundo, não sei que abrirá. Todos juntaram-se uma última vez para fazer um especial, para fechar tudo. Muito ao modo britânico. Confesso que respeito esta forma de fazer as coisas. Sair em grande, mas sair em vez de arrastar a coisa. Tanto por vontade como também por respeito aos fãs.

É curioso como vim a saber da sua existência. Li num comentário aleatório dum criador duma tira de BD online. Nem é duma tira que continue a seguir. Nem é sequer duma tira que gostasse especiamente. E eu não sou nada de ler comentários/posts de criadores. Aconteceu. Ele pôs-se a falar das séries que andava a ver. Chamou-me a atenção que gostasse de Stargate (outras das minhas coisas preferidas no mundo). Falou em IT Crowd desculpando-se, dizendo que teve que sacar ilegalmente porque não tinha outra forma de ver a série. Tinha sido recomendada por um leitor britânico.

Nunca pensei gostar tanto duma série que vim a descobrir de forma tão aleatória. Torna tudo muito mais especial... e triste também... Há algo em mim que deixou de funcionar com o final de IT Crowd.

Have you tried turning it off and on again?

No comments: