Monday, May 20, 2019

despachada: Game of Thrones


Está feito.

Será porventura a série mais falada da Internet. Embora, para mim, há outro factor de destaque. Há outros, em boa verdade. Mas o que tenho mais presente, neste momento, é ser a série com quem falei com mais gente. Malta completamente diferente, com gostos muito distintos. Fossem mais fãs de intriga, ficção científica, fantasia, comédia... tudo! Foi uma série que chegou a todos os grupos. Mesmo os resistentes, aqueles que não vêm a série, alguns deles leram os livros. Ou até os mais «ignorantes», até esses cheguei a trocar umas impressões. Independentemente do resultado final, o certo é que GoT chegou a quase toda a gente. É um feito só por si.

Enquanto pensava que esta epopeia terminaria e que, invariavelmente, teria de comentar algo aqui, o que me veio à cabeça foi a forma como mudou a minha forma de ver séries. Não o farei com todas, mas abriu-me os olhos a explorar determinado conteúdo online. Ver comentários, teorias, vídeos com pormenores dos episódios. Não foi só o tempo em que estive a ver os vários capítulos, foi também as horas que levou a ver muito do que se passava à volta e a forma como afectava as pessoas. Deu-lhe corpo. Foi ainda uma série em que tive de quebrar os meus padrões. Por norma, séries de uma hora vejo temporadas inteiras. Espero que acabem e vejo de enfiada. Com GoT era impossível. Haviam demasiados spoilers por aí. Quando comecei a ver GoT já tinham dado três ou quatro temporadas. E pouco houve que tivesse surpreendido, porque já tinha sabido de quase todos os grandes twists. A partir de então fui «forçado» a ver semana a semana. Não custou, como é óbvio.

Muito se falará deste fenómeno mundial. E o certo é que virão spin-offs, para além do raios dos livros que faltam escrever. Muito se falará desta última temporada, embora quase nada seja positivo, infelizmente. Seria impossível agradar a todos, com tanta expectativa criada, mas o certo é que a última, e talvez até as anteriores, sofreram bastante por não ter os livros como material de origem para adaptar. Houve um corte no estilo da narrativa. É notório. Só que esta última...

Bem, foi o que foi.

O Inverno sempre veio. Foi demasiado longo para alguns. Curto para outros. Há decisões tomadas pelos criadores que não creio que alguma vez consigam ser justificadas. Dou-lhes o desconto porque tenho plena consciência que a tarefa não era fácil. Nada fácil mesmo.

O que tenho verdadeiramente pena é que até meio da última temporada tinha vontade de voltar a ver tudo de enfiada, para apanhar todos os detalhes que escaparam. Agora não sinto isso. No limite talvez venha a ler os livros.

talvez

No comments: