Friday, January 31, 2020

despachada: BoJack Horseman


Mais uma boa série a terminar, a abandonar-nos.

Tenho uma relação muito particular com BoJack. Em especial com o genérico. É genial, comecemos por aí. Mas, não sei porquê, houve momentos em que provocou-me total angústia. Dava-se um aperto no estômago, quando acontecia ver vários episódios de seguida. E essa sensação passava para os episódios.

Não consigo explicar muito bem porquê. O mais próximo que consigo chegar duma possível justificação é o personagem, a maneira como o via. Creio que provocava-me angústia ver alguém desperdiçar tamanho talento, desperdiçar uma boa vida, com problemas parvos. Pensava - inconscientemente, entenda-se - estas coisas mais no início. Porque para o final da série tínhamos muito mais informação sobre o personagem e os motivos porque fazia as coisas idiotas que fazia. A situação familiar... Bem, só visto.

Há muitos momentos de absoluta genialidade em BoJack, uma série que não é a típica série de animação que se possa pensar. Mas tenho que destacar o episódio do funeral. Aquele discurso... Que coisa deliciosa.

No comments: