Wednesday, January 1, 2020

top dos filmes do ano de 2019


Que ano!

Em termos pessoais...
Houve muito que queria ter feito, mas parece que mesmo não tendo as rotinas dum dia a dia «normal», continua sem haver tempo para tudo. Parece que os dias ainda mal começaram e já estão a terminar. É assustador perceber isto.

De qualquer modo: saí dum sítio; fui para outro; fechei uma data de caixas; abri outras; tentei sair da zona de conforto (vamos ver como corre); tentei ajudar a fechar uma porta importante; não fechei nenhuma porta, felizmente... Foi um ano em cheio.

Em termos de filmes...
Estranhamente não consegui entrar em números estratosféricos. É surreal. Com menos tempo - ou pensava eu que tinha sido com menos tempo - vi muito mais. Mesmo assim consegui ver uma data de coisas boas - e, nalguns casos, de forma «sequencial», algo que foi giro só por si. Cheguei a 271, igualando um dos primeiros anos deste blogue.

Para além disso: Acabou-se os Avengers em grande. Alguns bons franchises continuaram. Vi desde Óscares ao lixo que enche a Netflix. Consegui despachar uma data de coisas que por aqui andavam há demasiado tempo. Bati recordes. E, acima de tudo, vi pontes para mais e melhor em 2020 e nos anos seguintes.

Estamos numa espécie de auge. Mais para séries que para filmes, é certo. De qualquer modo acho que é uma época especial para o cinema. Tudo é grande. E é importante que o seja, para justificar os preços que se praticam nas salas. Grandes actores. Grandes cenas. Grandes explosões e afins. E os outros filmes, os que já não são blockbusters e que começavam a ser ignorados, encontram novas plataformas nos vários serviços de streaming. Muita gente não acha justo, mas no meu entender esse é o melhor espaço para crescer. Há e haverá sempre «dores de crescimento», mas acho mesmo que as coisas só têm como melhorar.


Fica abaixo a lista do costume, sem nenhuma ordem em especial. Não foi fácil de fazer. Faltam aqui alguns, que também mereciam destaque.

Split + Glass (Temos pena. Eu gostei.)
Isle of Dogs (Em representação da maratona dos Óscares.)
A Quiet Place e Us (Não são o meu género, mas são obras primas dentro deste.)
Tully
Shazam! e Joker (Será desta que a DC começa a atinar?)
The Grinch
Captain Marvel1.ª e 2.ª vez + Avengers: Endgame, 1.ª, 2.ª e 3.ª vez  + Spider-Man: Far From Home (D'uh!)
Landline
Always be my MaybeSomeone GreatLong Shot e Plus One (A provar que ainda é possível fazer coisas boas neste género.)
The Meyerowitz Stories (New and Selected)
T2 Trainspotting
Booksmart
Hearts Beat Loud
The Hate U Give
Mid90s
Blindspotting
Searching
Eighth Grade
Yesterday
The Kid Who Would Be King
Zombieland I e II
When Harry Met Sally
Mission: Impossible - Fallout, Alien: CovenantCreed II, Men in Black: International, John Wick: Chapter 3 - Parabellum, Fast & Furious Presents: Hobbs & ShawStar Wars: Episode IX - The Rise of Skywalker (Blockbusters/franchises que, no meu ententer, devem continuar. Infelizmente não será o caso para alguns.)

No comments: