Wednesday, June 4, 2008

o que faz uma série ser boa?

A resposta mais fácil para este assunto é o enredo, a qualidade dos actores, os efeitos especiais ou, pura e simplesmente, a questão das audiências.

Serão séries como o Lost ou o Prison Break das melhores séries alguma vez feitas?!
O que é certo é que têm batido recordes de audiência e de lucro.
Só que estas séries precisam de um fim. Até acabarem não poderá ser feita uma boa avaliação.
O Prison Break (e atenção que ainda não vi) poderá vir a sofrer por isso mesmo, já que a esticada longevidade poderá ser um ponto contra mais do que a favor.

Então e séries como Desperate Housewives ou o House que, para todos os efeitos, não precisam de um fim, já que as suas histórias são bastante compactas?
Se qualquer uma destas séries for cancelada ou não for renovada (para além dos naturais tumultos), isto não terá qualquer impacto na avaliação final.
São, aliás, séries que são avaliadas à medida que vão dando.

Por onde passam os meus gostos?

Acima de tudo, é uma questão de identificação com as personagens e/ou a história.
O Lost puxa por mim a nível de magnitude da coisa, naturalmente.
E sou completamente doido por Stargate, isto a título de exemplo.
Mas são histórias onde dificilmente me poderei identificar.
Não me vejo a sobreviver a um desastre de avião (o mais provável era ser o primeiro a ser comido e não no bom sentido e nem seria necessário estar morto!) e lutar com alienígenas no espaço... ya, também não me vejo a fazer isso tão cedo! Mais que não seja porque não conseguiria tirar os dias no trabalho.

Só que depois há as séries que me marcam. Aquelas que verdadeiramente influenciam a minha vida a nível de entretenimento.
Séries com o That '70s Show, Mad About You, Simpsons/Family Guy ou mesmo Buffy.
Tudo por motivos diferentes.
O primeiro porque adorava/odiava passar os dias com os meus amigos, sem fazer nada mas a tentar fazer um pouco de tudo que era possível fazer.
O Mad pelo sentido de tentar procurar alguém assim, com quem quisesse partilhar tudo da minha vida.
A animação pelo gozo da coisa. Pelo ridículo e pela sátira da vida.
E a Buffy pelo humor. Não, não pelos vampiros e, infelizmente, não pelas moçoilas que dão porrada em vampiros.

O último exemplo é o Entourage.
Um palerma amigo meu andava doido com aquilo e lá tive que embaçar as quatro séries.
Aquilo é bom?
Não especialmente.
Mas o desejo de partilhar aquela vida com as pessoas mais importantes para ti.
O sentimento de camaradagem, apoio e cumplicidade fazem-te querer ser aqueles gajos.
O sentimento de aperfeiçoamento e participação numa arte que é importante para nós puxam por ti.
A mansão em Hollywood também ajuda, é bem verdade.

Moral da história é:
Como é que se pode dizer que uma série é boa ou não?
Isso cabe a cada um decidir.

Não critico ninguém pelos gostos que apresentam.
Mas o que é certo é que o pessoal tende a fazer isso um pouco.

PS - Gostava de conseguir identificar-me com o gajo do Californication, mas tenho consciência que nunca conseguiria ser assim tão romântico!

2 comments:

Pedro said...

já te disse isto cara a cara mas aproveito para o reiterar:

então e o seinfeld?

DaMaSCo said...

E como te disse (infelizmente) também cara a cara, o Seinfeld é uma série que apreciei muito ver e que tenciono rever, mas que não me marcou como estas outras.

Esqueci-me foi duma que não sei ainda se vai marcar-me, pois tudo depende da conseguirem acabar, mas que marca-me nos tempos que correm: How I Met Your Mother.

É bué o meu estilo de humor.