Sunday, July 13, 2014

despachada: Beavis and Butt-head


Por muito que possa ser pernicioso para a minha imagem, o que é certo é que BaB marcou-me. Mais que não seja, foi sempre um ponto de união com um grupo de amigos que espero ter no resto da minha vida.

Um deles recomendou a série, na altura. Emprestou-me uma cassete VHS com episódios. Lembro-me de ter feito o esforço de ver uns quantos. Não estava a achar piada nenhuma. Até que deu o do prato caro, do amigo totó. Eles usam-no como frisbee, muito para desespero do dono. O objecto passa por uma data de peripécias, em pleno voo. Fica inteiro até se partir de forma estúpida, nas mãos deles.

- That was... what's the word?
- Ironic.
- No. Cool. Yeah. That was cool.

A partir daí fiquei agarrado. Tenho inclusive uma foto do poster, tirada em plena Times Square. Não se vê mais nada. Só o poster. Era de noite e eu sou um fotógrafo «incrível». Atenção que isto foi pré-digital. Ou seja, foi uma das fotografias do rolo. Sim, gastei uma foto de rolo, de propósito, com o cartaz do filme destes palermas. E tenho total orgulho nisso. Não devia, mas tenho.

A série voltou, após uma pausa prolongada. O criador esteve dedicado a outras coisas. Acabou por ceder e fazer mais uns episódios destes famigerados personagens. Claro que já não é a mesma coisa. Até porque os comentários dantes feitos a videoclipes, alguns bons mas maior parte maus, agora passou a observações a reality shows que passam na MTV. Se isto não é um comentário à «televisão da música», não sei o que é.

O que é certo é que poderei ter 100 anos (não vou ter, que não se dêem tumultos na rua, por favor), mas sorrirei sempre que ouvir o riso estúpido dos dois personagens mais idiotas da história da televisão.

(Repararam como logo na primeira frase meti assim uma palavra mais desenvolvida, para disfarçar o facto de que gosto desta série?)

No comments: