Wednesday, January 1, 2020

despachada: Watchmen


Fizemos uma ligeira pausa no visionamento só para levantar a cabeça e vislumbrar alguns fogos de artifício, celebrar o ano novo, yadda yadda yadda. Voltámos rapidamente para acabar.

Porque Watchmen é incrível.

Será um caso raro no mundo da ficção. Uma série fechada, sem planos de continuar, como «sequela» dum filme/livros de BD. Passo a explicar:

Watchmen é considerada a história de BD, capaz de aliciar os mais reticentes anti-fãs de BD. É preciso gostar um pouco de ficção, mas a história foi tão bem contada que «enganou» muita gente quando saiu. Passou a ser referência, mais que não seja porque veio abanar completamente o status quo da BD. Os heróis passaram a ser imperfeitos, talvez até chegando a ser um pouco «sujos». Até então era tudo muito bonitinho e não havia como fazerem mal. Passou a existir toda uma sub-cultura, que agarrou novas gerações e aumentou substancialmente o público leitor, que desistia um pouco das histórias banais do costume. Corta para: há uns anos fizeram um filme, adaptação da famosa BD. Não sendo um sucesso tão flagrante como o material de origem, deu bom dinheiro e fez com que um palerma acabasse por ficar à frente dos destinos dos filmes da DC. Um claro erro no meu entender, mas o palerma tem fãs espalhados por todo o lado. Se há quem vota deliberadamente no Trump, como não haver fãs de Snyder.

Pensava-se que tudo ficaria por aí. Até que Lindelof decide continuar a história, não havendo propriamente muito no qual se pudesse basear. Aconteceu o mesmo com a BD. Apareceram eventualmente sequelas no mesmo universo, mas creio (ênfase no «creio») que não foi nessas que Lindelof se baseou.

O resultado é algo memorável, exemplificativo de como tudo deveria ser feito. Respeito pelo material de origem mas, mais que isso, muito respeito pela narrativa. Nada de episódios para encher, ou tentações de fazer mais, só para esmifrar audiências até se fartarem. O grande golpe de génio foi Lindelof ter vendido isto à HBO, canal sobejamente conhecido por fazer boas séries, sem grande pressão.

Óptimo projecto. Muito bem feito.

No comments: