Monday, March 13, 2023

despachada: Wellington Paranormal


Belíssima e hilariante série, da mente perversa dum dos tipos mais criativos em Hollywood... Quer dizer, isto se calhar não é bem assim.

Taika é o nome conhecido. E todos nós tendemos a fazer esta coisa de dizer «a série daquele tipo» ou a «o filme da outra». Só que isto são projectos que envolvem uma data de pessoas diferentes. Taika e amigos criaram o What We Do in The Shadows, como gente talentosa da Nova Zelândia que são. O filme original, que deu origem à série e também a esta série. (E depois a uma outra série, que não tem tanto a ver, mas não entremos por mais caminhos espinhosos.) No processo, Taika passou de conhecido no seu país para estrela de Hollywood. Jemaine é um tipo muito conhecido no seu país, mais nuns quantos outros sítios onde existem nerds. Já o terceiro gajo do WWDITS é só conhecido no seu país, parece-me.

À custa do sucesso do mockumentary, progrediram na carreira. No caso de Taika, ele chegou àquele ponto em que qualquer projecto em que entra é dele. O que não será assim tanto o caso. A série de WWDITS não é «criada» por ele, por exemplo. E Wellington, sendo um spin-off dentro deste universo, claro que também é um projecto de Taika. Mas podemos dizer que é uma série sua? Especialmente tendo em conta que os seus projectos vivem tanto do talento de improvisão dos seus intérpretes. Os actores de Wellington têm créditos de escrita. É natural. Os dois principais trabalhavam juntos antes. Ou seja, isto terá sido junção de «tipos com potencial para criar séries» encontram «grupo de actores com talento» e cola-se tudo, numa tempestade perfeita.

Bem, alonguei-me demasiado sobre esta coisa do crédito criativo. O certo é que Wellington Paranormal foi das coisas mais engraçadas que vi nos últimos tempo. E é tão genial, que soube acabar antes de esgotar-se. Há também muito mérito nesta parte.

No comments: