Monday, May 29, 2023

despachada: Succession


É muito estranho este fenómeno de odiarmos personagens, mas mesmo assim estarmos fascinados com o que lhes acontece. Pior, no caso dos Roy, não queremos que lhes aconteça nada de mal. Sim, é parvo. Porque estas pessoas/personagens são horríveis. São riquinhos, com a mania que são melhores que os outros e que merecem tudo, só porque existem. São adultos birrentos, capazes de fazer muito mal a quem esteja à volta. Só porque podem. Porque estão chateados. Porque o paizinho não deu-lhes atenção.

E depois lembramo-nos desta última parte. Logan Roy é execrável. É uma pessoa ruim e um pai ainda pior. É maldoso, maquiavélico, sádico, interesseiro e egocêntrico ao mais alto nível. Tem prazer em meter os filhos uns contra os outros. Quer que eles não sejam fracos, mas passa o tempo todo a boicotá-los, só para que não o suplantem. Com um pai destes acabamos por ter pena dos filhos, por muito que sejam fruto da mesma árvore. Por muito que sejam idiotas e passem o tempo a tentar ser como o paizinho. No final ganha o Logan e nós, tolos espectadores, temos pena das crianças. Apesar de terem mais de 30 e tal anos.

Succession é uma história da sucessão dum gajo rico e velhaco, que subiu a pulso, com mérito e demasiada sacanice também. Veio do nada e tornou-se uma referência no mundo dos negócios. Fez dinheiro à custa dos outros, das suas inseguranças e facetas menos inteligentes. A questão é que o velho não quer sucedido. Aos olhos dele é o maior e não há ninguém igual. Mesmo na família. Mais que não seja, enquanto ainda «tem força na verga», porque carga d'água haveria ele de «abdicar do trono»?

A série bate em todas as teclas que mexem connosco. É actual e tem demasiado do mundo real, para fazer-nos associar a este mundo fictício. Tem intriga até não conseguirmos perceber o que se passa em demasiadas cenas. E tem um elenco muito, mas muito forte. Os irmãos têm uma empatia enorme, como se os próprios actores tivessem passado pela mesma infância abusiva. E os mitras ao redor... Os sanguessugas, os lambe c#s, os que aceitam qualquer abuso em troca da mais pequena esmola, as vítimas... Tudo muito bem sacado e do melhor nível de entretenimento.

Quando comecei a escrever o post estava com a convicção de que Succession era mais uma série da HBO que ficaria para a história. Ao nível de Six Feet Under, Sopranos e umas quantas outras. Entretanto escrevi sobre como tem muito do mundo real (o canal televisivo é a Fox News, sem tirar nem pôr), e temo que possa ser algo datada no futuro. Logo, o que recomendo é ver a série agora. Acabou há pouco tempo e não é assim tão longa. Vê-se bem e num instante. Vamos lá.

No comments: