Friday, November 24, 2023

despachada: Loki


Fala-se em «fadiga de super-heróis». Diz-se que o público está farto da Marvel, dos seus filmes e séries. As pessoas nunca se vão fartar de boas histórias. Estarão sim fartos de entulho. De, de repente, ter-se aberto uma torneira e saído cá para fora uma data de coisas mal feitas, à pressa, sem respeito pelos criadores ou pelo material de origem. Porque de coisas como Loki, dessas o público nunca poderá estar farto.

Vi o último episódio há algum tempo. Acho que recusei-me a aceitar que tinha terminado. Não faz sentido pensar isso. As duas temporadas estão magistralmente bem cosidas, de princípio ao fim. Havia um plano do que se pretendia contar e quando. Há um princípio, um meio, e um senhor final. Continuar a série é parvo. E vi algures confirmando o fim, apesar de ter visto em muito lado que iriam continuar.

Claro que vão continuar com o personagem. Ainda vai aparecer em algum lado. Ele e/ou, provavelmente, os demais personagens da série. Mas o projecto em si, a série sobre o Loki, isso estará fechado. Assim espero. Por muito que tenha pena de não poder ver mais. Porque foi realmente um óptimo trabalho de todos os envolvidos, tendo como ponto máximo o que vemos em cena: os actores. O Hiddleston nasceu para o papel. A química que tem com Owen é de outro mundo. E a outra Loki... Na primeira temporada então está extraordinária no papel.

Infelizmente temos de passar por muito entulho para chegar aos «projecto Loki». A mim não me custa tanto. Ou nada, mesmo. Eu vivo para ver tudo. Mas entendo as críticas de a quem custa. E sei que, se a maioria desistir, eu estou lixado, que fico sem nada. Por isso também estou preocupado. Porque não quero perder os Lokis, os Guardians, as WandaVisions, entre outros. Que raio farei da minha vida sem eles?

No comments: