Thursday, November 23, 2023

despachada: Miracle Workers


Enquanto via cada uma das temporadas de Miracle Workers, não só ficava contente por estar a fazê-lo, como apreciava a genialidade da série em si. Enquanto estávamos entre temporadas, não me lembrava que a série existia. Não é de estranhar que tenha sido cancelada, ?

Miracle Workers começou como algo baseado num livro. Não sei se havia planos, logo à cabeça, de fazer mais que uma temporada. É possível que quisessem apenas fazer uma. Imagino que tenha tido sucesso, ou não tivessem feito mais umas temporadas, que nada tinham a ver com a primeira. Ou mesmo entre si.

As histórias de cada uma são completamente diferentes. A primeira é uma fantasia em que Buscemi é Deus e há uns anjos, ou funcionários do céu, que se metem a fazer coisas por conta própria. A segunda é nos tempos mediavais. Há uma no faroeste e outra num futuro pós-apocalíptico, tipo Mad Max. Não são os mesmos personagens. Apenas os mesmos actores. O nome da série deixa de fazer sentido no final da primeira temporada. Daí as seguintes terem subtítulos.

E aqui está a genialidade e, provavelmente, o que «matou» a série. A cada temporada tinham de reinventar tudo. Todos os cenários. Toda a história dos personagens. Todo o enredo. Era tudo criado de raíz. Com um grande esforço de produção, imagino. As temporadas eram curtas. E muito tempo passou-se entre uma e outra. Mais da terceira para a quarta, ainda por cima. O pessoal esqueceu. Eu esqueci-me. Só vi porque tenho listas e avisos. E porque está na HBO.

A série é muito bem conseguida. Eu sou suspeito. Gosto do criador. Desde Man Seeking Woman. Até tenho livros do homem, que li não há muito tempo. O que é um feito só por si. Miracle Workers tem ainda a vantagem de que fez-me odiar menos / respeitar um bocadinho o Harry Potter. Outro feito só por si. Se isso não é sinal de qualidade...

No comments: