Sunday, December 31, 2023

filme do mês: Dezembro '23

Um milagre de Natal: vimos o máximo de filmes neste mês, desde que a Madame M. surgiu nas nossas vidas. Ajudou ter uma temática. Embaçar filmes de Natal, sejam maus ou bons, é relativamente fácil cá em casa. A minha companheira de sofá não precisa de grande motivação. E eu fico feliz de ver o que seja.

Claro que números não significam qualidade. Filmes de Natal tornaram-se uma mega cena, nos últimos anos. Toda a gente e as respectivas avós andam a fazê-los em barda. Ou estão a tentar criar um novo clássico, para entrar nas listas de filmes vistos todos os anos nesta altura. Ou é uma questão de volume e chamar a atenção para os seus canais / serviços de streaming.

Não senti que tenha «nascido» algum clássico, este ano. Pelo menos dos que tenha visto. Dentro do que vi, o filme do mês foi The Muppet Christmas Carol. Mas houve ainda Girlfriends of Christmas Past (bom, de tão mau que é), The Night Before (porque tem malta fixe) e The Creator (que não tem nada a ver com o Natal, mas foi um visionamento porreiro).

Friday, December 22, 2023

despachada: Breeders


Perdoem-me a brejeirice, mas «mamámos» esta série num instante. Foi descobrir que tinha acabado, ver que estava não num, mas em dois(!) serviços de streaming, e foi «despachar» a coisa como se não houvesse amanhã. Convenhamos que com séries britânicas é mais fácil. São quatro temporadas de dez episódios cada. Quarenta no total, de 20-30 minutos cada. Noutros tempos tínhamos despachado isto num dia, quebrando facilmente todas as leis temporais.

Não foi serem pouco episódios, ou sequer serem curtos, que fez com que vissemos tudo num instante. A série é porreira. Não é para toda a gente, convenhamos. Funciona melhor - mas não exclusivamente, atenção - com pais. Não o somos há demasiado tempo, claro. Nem tudo fez-nos sentido. Mas os flashbacks das frustações com bebés... Essa parte bateu forte.

A série tem mais que a parte parental. Tem muito de relações. Seja entre o casal, com outros casais, com outros pais, com os avós, com amigos, com miúdos, etc. etc. etc. E ambos actores principais têm muita piada. Seja individualmente, seja entre eles. Ajuda sempre.