Tuesday, February 19, 2008

a greve dos escritores

Vamos a uma pequena introdução a este assunto.

Para quem não sabe, os guionistas nos estados unidos estiveram em greve.
São membros da Writers Guild of America e queriam mais dinheiro!
Sim, eu sei que é um choque mas o motivo da greve foi, única e exclusivamente, mais dinheiro.
Ao que parece, desta vez queriam uma parte maior dos lucros das vendas de DVDs assim como uma parte de lucros provenientes de novos meios de comunicação, ou seja, de conteúdos que sejam disponibilizados na Internet.

Esta foi a 3ª greve dos escritores nos últimos 40 anos.
A primeira foi para pedir dinheiro pelas reposições de séries.
A segunda foi para pedir dinheiro pelas transmissões no estrangeiro.

A grande arma que possuíam é que quase todas as séries de televisão que estão a dar nos Estados Unidos ainda não estão terminadas.
O processo de criação de uma “época” duma série é moroso. Embora seja delineada - pelos criadores da série e pela equipa de guionistas - um enredo para a época antes do 1º episódio ir para o ar, os episódios vão sendo escritos pela equipa de guionismo à medida que vão dando na TV (os criadores, por vezes lá escrevem um ou outro episódio, isto varia, mas por norma só aprovam o guião final). Isto permite ir moldando as histórias consoante as audiências. Se determinada personagem que só apareceu no episódio 2 teve sucesso, podem ter a certeza que lá para o episódio 13 essa personagem voltará a aparecer. Se o sucesso se mantiver, provavelmente ainda aparece até ao final da época. No ano seguinte já terá direito a genérico inicial como sendo personagem integrante da série. É nojento, mas é verdade. Com o feedback quase que imediato e em larga escala que a Internet providencia, uma nova personagem tem o seu destino traçado segundos depois de acabar o episódio.
Voltando à produção. Para terem uma noção, quando uma época começa, regra geral em Setembro/Outubro, estão escritos entre 7 a 13 episódios de uma época de 22-24. Desses primeiros, nem todos estão filmados e só um ou dois é que terão a pós-produção necessária para ir para o ar.

Neste momento, quase todas têm a produção parada, há séries que se preveniram e fecharam enredos (caso do Heroes), para a maior parte não havia certezas de irem até ao fim e houve mesmo pelo menos uma que nunca chegou a ir para o ar (24).
Este ano, havia a possibilidade de que muitas séries não vissem as suas épocas chegarem ao fim.
Muitas histórias correram o risco de ficar a meio, o que poderia(poderá?) prejudicar seriamente as possibilidades de serem renovadas e voltarem para o ano.

Para quem me conhece, seria de esperar que estivesse do lado dos trabalhadores, sempre contra a "máquina".
Nem por isso. Isto por dois motivos muito simples:

1 - O motivo da greve, a exigência, o que eles pediam: dinheiro.
Não é melhores condições de trabalho. Não é uma questão de direitos ou de respeito pelo autor. Ninguém está chateado porque foi obrigado a re-escrever episódios dois dias antes de serem filmados, só porque um produtor decidiu que a nova namorada devia entrar na série. E atenção, eles não querem dinheiro. Eles querem MAIS dinheiro!
Só isto já faz com que esteja contra eles. O que me fez desejar que perdessem esta batalha é que este excesso de dinheiro nem é para toda a gente.
Vejamos, o que pedem é uma parte maior nos lucros das vendas e uma parte dos lucros dos downloads da net.
Vocês acham que estes lucros vão parar às mãos dos estagiários ou dos criadores? Os gajos que ganham pouco e fazem todo o trabalho de escravo não vão receber mais! Quem vai receber mais são os gajos que já ganham muito mais do que se calhar merecem, só porque têm estatuto.
É assim que estas coisas funcionam, isto não me incomoda. Os que estão a ganhar balúrdios já foram explorados em tempos e os que agora são escravos, se tiverem verdadeiramente talento (e muito do factor C) muito provavelmente também virão a ganhar rios de dinheiro mais à frente.
Só que neste momento, o que acontece é que quem tem muito dinheiro, quer mais. E isso incomoda-me.

2 - Quanto mais dinheiro tiverem as produtoras, mais dinheiro vão investir nas séries.
Quanto mais dinheiro for investido nas séries, mais qualidade estas terão.
Mais investimento na produção implica mais meios, mais efeitos especiais, melhores actores e sim, melhores guiões com melhores histórias. Porque não vamos esquecer quem paga a quem. Com muito dinheiro, compras os melhores.
Quem é que ganha com isto? O consumidor final. O telespectador! Eu. Tu. Nós.

Em boa verdade, talvez preferisse uma parte dos lucros. Como isso não é possível, fico-me pelas boas histórias!

Achei que a greve iria acabar mais perto dos Óscares. Sempre disse que esse seria o factor determinante.
É uma coisa tão grande, uma produção que envolve tanto dinheiro, que as produtoras não teriam outra hipótese que não ceder às exigências.
Acabou por ser antes disso... ou talvez não, se tivermos em conta a produção que tem que ser feita para um evento desta dimensão.

o que é certo é que os guionistas voltaram a ganhar...
...como toda a gente esperava

3 comments:

ACM said...

Pois é,essa politica de pedirem MAIS € acontece em todo o lado.
Se reparares na impresa laranja/azul  é a mesma coisa…
Os que mais ganham são os que menos fazem e os que mais comissões levam…
E tu? E eu ?Nos que limpamos a merda que eles fazem?
Levamos as migalhas de um grande bolo que os TODOS poderosos comeram e que por vergonha de chuparem os dedos, deixaram para nos…

Catarina P said...

Não vou discutir a parte de as pessoas pedirem mais dinheiro. Mas há uma coisa em que estás bem iludido. Achas mesmo que o dinheiro que uma empresa ganha a mais é para investimento? Claro que não. A maior parte do lucros vão para dividendos para os accionistas, esses pobres coitados. Por isso entre o dinheiro ir para os guionistas ou para os accionistas eu fico do lado dos guionistas.

Outra coisa, os Globos de Ouro não aconteceram porque os actores se recusaram a atravessar os piquetes e não porque não havia argumentistas para o evento. E esse era o verdadeiro problema. Os actores concordavam com a greve. E o mesmo ia acontecer com os Óscares. Claro que é chato não ter textos preparados mas não é estritamente necessário.

DaMaSCo said...

Não há dúvidas em relação à situação em que dinheiro gera dinheiro.
Quem é rico só tem a tendência é para ficar mais rico.
É daquelas coisas.

No que concerne ao dinheiro que é investido na nova época, nós já tivemos essa conversa.
O dinheiro voltará - lá está - para quem tem dinheiro. Havendo uma margem de lucro de 100, 10% será para a a produção do ano seguinte, só que basta que essa percentagem não se altere para o investimente ser maior, se o lucro for maior.
Se o lucro for 200, os 10% serão maiores também.

Óscares e Globos de Ouro podem ser comparados como a Liga dos Campeões pode ser comparada à Taça da Liga.
Para os Globos de Ouro, as pessoas levam a indumentária a quem ninguém quis tirar fotografias na edição dos Óscares do ano anterior.
Os Óscares mexem com outras indústrias, com outro tipo de patrocínios, com outro tipo de audiências.
É um mundo à parte.