Tuesday, September 13, 2022

despachada: The Staircase


Staircase é a novela norte-americana perfeita. Pelo menos para os tempos que correm. E não é bem para a malta que gosta das típicas «telenovelas», mas mesmo estes encontrariam pormenores interessantes. Só não tem o nível de «drama» a que estão habituados.

Falamos dum tipo candidato a cargos governamentais, escritor e bem na vida, que é acusado do homicídio da esposa. Só até aqui teria interesse, mas não é muito diferente de tantos outros casos, infelizmente. A juntar temos: a descoberta que é bissexual e tinha inúmeros encontros sexuais com homens; a consequente descoberta que a esposa estaria a par, mas os vários filhos e filhas, de relações anteriores, não; o facto de que ele não tinha dinheiro e vivia à custa da mulher; e, chocando a meio do processo, a descoberta que teve uma primeira mulher que morreu nas mesmas circunstâncias que a actual. Ou seja, tudo aponta que a esposa não caiu das escadas e faleceu, por acidente, mas que ele tinha todos os motivos para matá-la.

É a conclusão inicial do tribunal, sendo o tipo metido na prisão. Só que há pessoas que ainda acreditam nele e procuram ilibá-lo. Principalmente o irmão, o vizinho reformado, e a tipa que fez a edição do documentário feito sobre o caso. Sim, esta parte é espectacular. Uma produtora francesa mostrou interesse em documentar o caso e ele, claro, aceitou. Dizia que seria para ter um veículo para contar o seu lado dos acontecimentos, mas a verdade é que o tipo era muito narcisista e adorou a atenção. A tipa que faz a edição dos vídeos da produtora apaixona-se por ele, só de o ver nas gravações. Eu sei, é surreal. O certo é que, depois do tipo ir parar à prisão ela continua a investigar e a procurar provas para a sua inocência. No final, depois de ser finalmente liberto, vê-lo a rejeitá-la é trágico só por si.

Não tenho grandes pruridos em revelar estes detalhes porque isto foi um caso real. Tudo aconteceu, de algum modo. Está detalhado em várias páginas de Internet, incluindo Wikipédia. Ter sido um documentário tornou tudo ainda mais público e conhecido. Eu não conhecia, claro, mas eu sou um gajo pouco interessado em realidade. Nunca na vida convencer-me-iam a ver o documentário. Já uma mini-série da HBO, com bons actores...

No comments: