Sunday, May 30, 2021

despachada: Shameless


People say "you can't drink your troubles away". I say "you're just not drinking enough". - Frank Galagher

Não deveria ter esperado um final feliz. Esse nunca foi o objectivo da série. Shameless lembrou-me muitas vezes o Party of Five. Independentemente do que fizessem, tudo corria mal, em prol da história. Convenhamos que essa premissa cansou facilmente no PoF. Aqui correu esse risco, só que era disfarçado com sexo (muito), narcóticos (variados), álcool (para todos), um qualquer crime (maior ou menor) ou muita violência (moderada). E uma pessoa ficava agarrada mais um bocado, qual droga de eleição.

Frank é um péssimo exemplo. Para tudo. As suas crianças vivem traumatizadas a vida toda. E é também por causa disso que nunca conseguem viver bem, ou pelo menos melhor. Porque estes traumas impedem-nas de tomar as melhores decisões.

É o caso de Lip, o mais inteligente de todos, mais inteligente que maior parte das pessoas, mas nunca conseguiu afastar-se do buraco para poder fazer algo da vida. Ele e todos vêem a coisa como sendo nobre. Não abandonou a família. Mas isso é estúpido por demais. Se ele tem seguido a carreira que se previa podia ter ganho o suficiente para ajudar todos. Não foi essa a decisão e, como tal, passou todas as temporadas a cometer erros atrás de erros.

Para mim for o exemplo mais flagrante. Mas são todos iguais. Protegem a família a todo o custo, mas depois não se ouvem uns ao outros e são incapazes de trabalhar em conjunto. A família é a coisa mais importante para qualquer um deles, mas também a fonte de todo o mal nas suas vidas, qual vício nefasto.

Era uma «casa a arder». Tudo e todos, vizinhos incluídos. Mas admito que foi um bonito espectáculo de se ver, durante mais duma década.

No comments: