Monday, May 2, 2022

despachada: DC's Legends of Tomorrow


Já este cancelamento surpreendeu um bocadinho. Não muito, mas um bocadinho. O Arrowverse não é o que era. Longe disso. Houve um momento que as quatro estavam todas bastante bem, a mostrar que era possível fazer boas séries de super-heróis, mesmo com orçamentos infinitamente menores que filmes. Aliás, provaram que era possível criar um bom universo DC, algo que os filmes continuam a não conseguir fazer. E eram séries diveridas de se ver, que interagiam muito bem umas com as outras.

Legends começou um pouco perdida neste universo DC/Arrowverse, mas lá encontrou o seu espaço. Que, ainda por cima, foi um que gostei bastante. Legends era uma data de humor e tontices, misturada com a fantasia da BD. É o que quero sempre ver numa série que tem uma data de personagens secundários e consequências praticamente inexistentes, mesmo que o enredo envolva viagens no tempo e alteração de coisas no passado. O elenco era porreiro. A acção fixe. As histórias divertidas. Era a série do Arrowverse que ainda tolerava ver.

Vi Arrow e Supergirl até ao fim, mesmo que ambas estivessem a arrastar-se por um bom bocado. Continuo a ver Flash, embora esteja a passar pelo mesmo processo de «definhamento». Desisti de Superman & Lois e de Batwoman, porque nunca conseguiram chegar a um bom nível (a segunda, entretanto, foi cancelada também). Não deverei ver Black Lightning ou Stargirl, porque não parecem ter grande qualidade (a primeira foi cancelada o ano passado, creio).

Moral da história é que Legends era a única que ainda dava gozo. Havia rumores que não teria mais nenhuma temporada, mas a última até termina com um cliffhanger. O criador entretanto disse que foi uma forma de «atirar barro à parede». Não funcionou. Pena. Sobra Flash, para mim. E vamos a ver se consigo sequer terminar a temporada que decorre. Não está fácil.

Apesar de tudo, fica a nota que Arrowverse foi bom. Está longe de ser um fracasso, só porque está a terminar mal. Durou demasiado tempo. Não souberam desistir no momento certo e toda a gente saturou. Espectadores, guionistas, elenco e demais envolvidos. Acontece. E ainda bem que aconteceu.

No comments: