Tuesday, May 31, 2022

filme do mês: Maio '22

Para mim, 20 filmes vistos por mês é uma óptima média. Mas não foi fácil chegar a este número. Por óptimos motivos, dado que tive o prazer de contar com a presença dum bom amigo aqui em casa, durante uns dias. E também porque meti na cabeça que este mês só ia ver filmes recentes. Nada de revisionamentos ou repescar coisas antigas que não vi então.

Por nada! Foi daquelas parvoíces que meto na cabeça. É sempre bom ter objectivos, mas como eu não faço questão de os ter, porque sei que maior parte das vezes (ou mesmo todas) vou falhar, agarro-me a coisa simples e fáceis. Ou melhor, «fáceis». Porque eu, nos últimos anos, tenho visto muita coisa. Não há assim tantos por ver. Que sejam decentes, claro. Há sempre a possibilidade de ver os 70 filmes que Willis pôs-se a fazer, antes de ser obrigado a retirar-se. E também porque o início do ano foi um marasmo, em termos de novos lançamentos. Os estúdios claramente guardaram-se para o Verão. Historicamente é sempre assim. O Inverno pós-Natal não tem muitas novidades há anos. Os números a isso ajudam. A malta começa a ir ao cinema com melhor tempo. Se está frio ficamos em casa, em frente à TV. Logo, o Verão é quando há o bolo grande. Mas sinto que nos anos pré-pandemia, apesar de tudo, iam saindo logo coisas grandes a partir de final de Março, ou Abril. Este ano foi mais notório que os estúdios não quiseram arriscar ter mais problemas com a pandemia, e só meteram o pé no acelerador este mês passado.

E realmente saiu muita coisa. Eu comecei logo a ver o que sairam. Decidi depois continuar a tendência até final do mês. Assim, vi coisas engraçadas, por um motivo ou outro, como Crush, Ambulance, Lost City, Senior Year, Chip 'n Dale: Rescue Rangers, Jackass 4.5 ou Marvelous and the Black Hole. O destaque maior vai para o filme que muito prometia, conseguindo cumprir em grande: Everything Everywhere All at Once.

No comments: