Wednesday, May 4, 2022

despachada: Moon Knight


Moon Knight sempre foi publicitado como uma limited series. O próprio Oscar Isaac disse que não tinha um compromisso muito grande com a Marvel/Disney. Isaac, hoje em dia, goza de bastante estatuto em Hollywood e pode escolher o que fazer. Se fez Moon Knight foi porque quis. Mas preferiu não assinar o contrato usual, que maior parte dos outros assinam, em que o compromisso é por vários anos e/ou x número de projectos. Só que a série teve sucesso, pelos vistos. Nos últimos dias surgiram alguns rumores que haveria uma segunda temporada. É sempre possível. Assim como uma espécie de segunda temporada de WandaVision, por exemplo, ou de qualquer uma das outras. Se se proporcionar, se houver uma boa história para contar, ou se fizer sentido contar algo que faça parte do resto/todo, a Marvel Studios arranjará maneira de o fazer.

Esta metodologia poderá parecer estranha ao comum fã de filmes e/ou séries, mas é prática corrente em BD. Aliás, a BD eleva ainda mais a coisa. Qualquer personagem, mesmo que morto e enterrado por décadas, pode sempre voltar. Desde que haja uma boa história para contar. A única verdadeira limitação do MCU em fazer o mesmo é que, ao contrário da BD, na vida real os actores envelhecem. Mas a base de BD no MCU está lá. Tudo ligado, sem portas fechadas, ao sabor das oportunidades e das vontades.

Se acho que haverá segunda temporada de Moon Knight? Não, mas é possível. Se acho que o personagem aparecerá num qualquer filme? Bastante provável, até porque o Isaac é meio geek e gosta de aparecer nestas coisas. Se acho que será com Isaac? À partida, sim, mas eventualmente substituirão o actor. Tudo depende verdadeiramente do que o público exigir e do que Feige quiser fazer. Depois é só ter o monstro Disney a atirar dinheiro a qualquer problema que possa surgir.

Sobre a série em si, tem qualidade média alta, em comparação com as outras. É a mais distante de tudo o resto do MCU, pelos motivos acima descritos da situação contratual do actor. Se bem que o mesmo pode ser dito do personagem. Hoje em dia tem um pouco mais de interacção com os demais personagens (Avengers e afins), mas sempre foi bastante isolado. Até porque é considerado um herói mais «street level» e não «cósmico». Isaac faz um óptimo papel, mesmo que tenham havido críticas aos sotaques e línguas empregues na série. E houve detalhes bons, que ficam e têm potencial para dar mais ao Universo.

Ou seja, a moral da história é que é mais uma coisa para quem quer ver tudo, embora não seja preciso ver para acompanhar o resto. E é uma série que se vê bastante bem. São seis episódios, o equivalente a dois filmes grandes.

No comments: