Sunday, October 16, 2022

despachada: Derry Girls


Being a Derry Girl is a fookin state of mind.

Esta série é altamente recomendável. Foi-me recomendada a mim, em tempos. Só demorei tanto a ver pois aguardava o seu fim. Apenas e só porque gosto de ver séries do princípio ao fim, sem grandes pausas. E se as séries demoram, hoje em dia, duma temporada para a outra! Em defesa desta, Derry sofreu também com COVID, que terá atrasado a produção da terceira e última temporada.

Derry Girls é hilariante. No seu todo. Não só as miúdas. Os adultos são todos eles uma peça. Do mais velho ao mais novo. Ajuda serem Irlandeses, sim. É um estereótipo, mas eu considero-os um povo com piada. Será racismo? É uma faceta positiva. Malta bem disposta e inteligente na utilização da língua inglesa, capazes de tornar leve as situações mais pesadas. Muitas dificuldades teve o povo da Irlanda do Norte, pelo que a sua capacidade de conseguirem rir de tudo, ainda é mais de louvar. Epá e sim, a série faz rir. Não só aquela coisa do sorriso. Nos últimos episódios ria a bom rir, até com medo que um momento mais exuberante pudesse levar a uma crise de falta de ar e tosse.

O elenco é óptimo, ou não tivessem alguns dos actores já feito outras coisas boas, assim como outros estejam na calha para fazer mais coisas boas no futuro. As moças então são um casting brilhante. Tanto, que falamos de personagens adolescentes interpretadas por moças nos seus trintas. Eu sei, Hollywood faz isso constantemente. Mas mal. Aqui, eu acreditei que elas eram mesmo adolescentes. E se me identifiquei com elas. Com a angústia de ser um adolescente. Apenas isso. Não sei nada do que é viver num país em guerra. Mas a cena hormonal e de acessos de loucura / raiva, decisões parvas e momentos embaraçosos, irritação com outros, etc., disso tenho eu memória bem presente. E compreendo. Tudo. Ainda hoje. Apesar de ser tão parvo.

Vá, vai lá ver isto. Está na Netflix e tudo. São três temporadas de formato sitcom de Reino Unido. Ou seja, são só 19 episódios. Dá para ver numa tarde. Anda. Não vais arrepender-te.

No comments: