Wednesday, October 26, 2022

despachada: Peaky Blinders


Curioso. Tenho andado a «despachar» muita série britânica ultimamente.

Chegou ao fim a épica saga da família Shelby, dos famigerados «Peaky Blinders». Não chegou nada! Estava a brincar. Consta que querem fazer filmes e continuar a coisa. Parece que fazer séries dá demasiado trabalho, ou custa muito, ou conjugar agendas está mais complicado. Uma coisa dessas. O certo é que querem tornar a coisa menos «episódica convencional». Passam a «episódios cinematográficos», suponho. Pelo menos será essa a ideia. A série acabou, isso é um dado adquirido. Agora, se vão fazer filmes, mini-séries ou spin-offs com estes ou personagens secundários ou novos, não sei. O que sei é que não acredito que queiram abdicar deste franchise. A malta gosta demasiado.

Já ao analisar em detalhe o facto de que a malta gosta duma data de criminosos que mata, rouba, trafica droga, usufrui ou lucra com prostituição e jogo, viola, tem filhos ilegítimos que ignora ou abandona, maltrata mulheres e crianças, suborna, extorque, abusa ou «simplesmente» espanca gente por dá cá aquela palha... Há um problema aqui, pois não deveríamos admirar tanto esta gente. Só que têm pinta e são muito eloquentes. Para além de que têm uma belíssima banda sonora a acompanhá-los. Torna-se difícil não achar-lhes piada, ?

Peaky Blinders foi estilo e carisma em barda. Falas que ficam para a eternidade. Foi uns quantos personagens do outro mundo, a começar e a acabar em Thomas, o patriarca da família, mas sem esquecer Arthur, Polly, Ada ou o famigerado Alfie, entre outros.

A série até pode ter acabado, mas by order of the Peaky f#ck%ng Blinders, dificilmente não veremos mais desta pandilha. É só aguardar mais um pouco.

No comments: