Saturday, October 8, 2022

despachada: Fam


Não fui eu a pedir para ver isto cá em casa, mas podia ter sido.

Fam foi mais uma das muitas séries canceladas, acabadinhas de lançar. Todos os anos há disto. Canais encomendam inícios de séries, com base em pilotos ou ideias. Por incrível que pareça, ainda há canais a encomendar sitcoms deste género. «Multicâmara», como lhe chamam, por ser em estúdio, com várias câmaras ao mesmo tempo. É um género praticamente defunto. Houve grandes séries de sucesso recentes, deste género, mas foram as últimas. E mesmo apenas um par de anos mais tarde deixam já de ser tão bem vistas. Mas eles continuam a insisir. Percebo, de algum modo. O valor de produção será relativamente baixo. Convém até usar os recursos que têm em mãos. E se a coisa pega, se a série tem sucesso, é lucro elevado garantido.

Mas a verdade é que estes produtos finais são quase sempre fraquinhos. Não só porque o formato está morto, mas porque a malta criativa é de segunda linha. Os bons escritores estão metidos em projectos com canais privados, não públicos, como a casa que alojou este Fam. Estão a ganhar bom dinheiro a tentar lançar os seus projectos, sem restrições de canais públicos televisivos, e com um orçamento decente para produção. Os canais públicos poderão ter sorte em apanhar alguém talentoso em início de carreira. Mesmo assim é pouco provável.

Posto isto, sim, Fam é o que se espera. Tem demasiada previsibilidade, mas também algum talento e várias piadas que tiveram efeito. Foi algo surpreendente, admito, mas bom que tenha acontecido. E tem Dobrev. Não há muitas séries que tenham a sorte de ter Dobrev. Há isso.

No comments: