Friday, April 29, 2022

despachada: Star Wars: Rebels


Bolas. Não é que o Simon Kinberg sempre fez algo de jeito na vida?

É um dos meus «ódios de estimação». Há uma história clássica dos X-Men, a da Phoenix, que o cavalheiro estragou não uma, mas duas vezes. Em ambas conseguiu ter influência directa no fim de sequências de filmes. Dantes só escrevia. Agora anda a realizar filmes que são lançados em Janeiro, o mês em que ninguém lança filmes. Não tenho problemas com malta que está a fazer um trabalho para o qual não tem qualificações. Acontece. Se se conseguem safar, ainda bem para eles. O que chateia é quando começam a lixar coisas de que gosto. Como é o caso de X-Men.

Mas nem tudo o que o rapaz fez foi mau, afinal. Rebels é uma óptima série, uma boa história Star Wars, com personagens muito, mas muito bons. Sabine, Hera, Zeb, Ezra e Kanan, que mesmo sem ter tido treino, já vi por aí dizer que foi dos melhores Jedi de sempre. Para além duma data de secundários, alguns dos quais vão decididamente aparecer nas próximas séries live action de Star Wars, e muitos outros que os fãs querem que apareçam nas próximas séries (estou incluído neste grupo). Rebels acrescentou coisas ao Universo Star Wars, mesmo sem personagens principais dos filmes. Deu destaque a outros e não perdeu mística por causa disso.

É verdade que as séries de animação estão sobre muito menos escrutínio que os filmes. Nas séries podem dar destaque a personagens femininas, por exemplo. Algo que nos filmes foi um problema para algumas «pessoas». Mas estes «críticos» que se lixem. O que Rebels e Clone Wars fizeram, este é o caminho de Star Wars. Como se vê com Mandalorian.

Comecei a ver as séries de animação com uma montanha de episódios à minha frente. Pensei que não ia terminar. Até pensei que ia desistir. Agora só tenho duas temporadas duma série terminada, mais duas séries que estão a decorrer. E sinto que é tão pouco.

No comments: