Tuesday, July 5, 2022

despachada: The Flash


Não, não foi cancelada. Não, não terminou ainda. Foi renovada e não tem fim à vista. Eu é que não consigo ver mais. Esta última temporada de Flash foi um sofrimento. O último episódio saiu há quase uma semana e forcei-me a vê-lo. Como todos os outros episódios, aliás. Está mau demais. Estragaram tudo.

O Arrowverse foi um grande projecto. Teve momentos óptimos. Eu cheguei a ter anos em que guardava tudo, todas as quatro séries, todos os episódios, e via de enfiada. Mais de 90 episódios vistos num par de semanas. Algumas vezes em menos tempo. E era bom. Fazia estes embaços com gosto. Tudo fazia sentido (dentro do género) e em momentos estavam todas ligadas. Acima de tudo, era possível seguir as story arcs, fossem da temporada ou de parte desta. Hoje em dia...

Eu percebo, foi demasiado tempo. Não havia mais para contar sem destruir o status quo. Houve conflito até haver harmonia. Agora é complicado fazer mais. E foi a ganância. Foi continuar com o que funcionava, com o que dá dinheiro. Só que o resultado final foi só triste. Foi sair dum bom projecto tornando-o péssimo. Há ainda factores externos a complicar. A CW está em venda, por isso ninguém quer investir recursos numa coisa que não terá muito mais para dar. Como tal terão maus argumentistas, imagino. Ainda hoje vi na net uma tipa a dizer que foi escritora dum episódio de Flash, sobre a speed force, mas que, até hoje, não tinha ideia do que era a speed force. É exemplificativo da parvoíce que tornou-se esta série.

Começou como algo divertido, emocionante, com personagens porreiros e um feel mais de banda desenhada do que é normal nestas séries. Acabou como uma idiotice sem qualquer originalidade, a repescar os mesmos vilões ou personagens do passado, sem piada alguma, sem consequências de maior. Personagens «morriam» só para voltar no mesmo episódio. Todos os personagens passavam de bons para maus da fita, e vice versa, sem qualquer justificação para tal. Não se sabe quem são os vilões, os heróis, ou qual o objectivos de qualquer um deles. Acontecem «coisas». Que coisas? Ninguém sabe. Não tinha nada. Rigorosamente nada.

É horrível terminar assim. A relação de muitos anos com um universo que deu-me muito, mas que deixou um travo tão amargo na boca. Em certo momento o Arrowverse foi um exemplo de como fazer boas adaptações televisivas de histórias de banda desenhada. Acabou por ser um exemplo de tudo o que não deve ser feito. E tenho pena que assim seja.

Obrigado mas adeus, que já vais tarde.

No comments: